top of page

Os maiores desafios dos restaurantes em tempos de COVID-19

Por Graziela Rios Januário, Consultora em nutrição. Ilustração: Renato Stegun (STEGUN/Studio)


A pandemia chegou ao Brasil em meados de Março/20, e fez com que a economia do país paralisasse, como no mundo todo. Serviços não essenciais resistem, porém com uma necessidade intensa de retomada, e da “virada de mesa”.

É hora de rever custos, pessoas, fornecedores, fluxos de trabalho!

Como trazer os clientes de volta em meio a pandemia?


1. Garantir e evidenciar a segurança alimentar

Intensificar os controles de qualidade em produção, equipe treinada e paramentada, e controle de fluxos de processo, higienização de áreas e superfícies intervalada e intensificada

Praticar as medidas de segurança, distanciamento e atendimento individualizado, seguindo protocolos definidos para evitar a propagação do COVID-19 (PORTARIA CONJUNTA 18/06/2020; PORTARIA 1.565 – 20/06/2020).

2. Oferecer ferramentas que facilitem o acesso ao restaurante sem aglomerações

Disponibilizar aos consumidores via on-line solução informatizada de reservas de vaga no restaurante com limite máximo de ocupação por janelas de horário, que forneçam informações sobre lugares disponíveis, e ausências de fila, preconizar agilidade no atendimento, e reduzir tempo de permanência em ambientes coletivos; priorizando possíveis pessoas do grupo de risco.

3. Inserir produtos atrativos e de consumo individual, operação “takeaway”.

Disponibilizar novos produtos em porções individuais hermeticamente fechadas, para consumo rápido e imediato fora do restaurante (lanches, saladas, frutas, sobremesas ), sem a necessidade de contato manual ou exposição ao autoserviço;

4. Desenvolver ações especiais em datas comemorativas

Divulgar kits, caixas ou combos de produtos para consumo em datas comemorativas (festas típicas ou de datas especiais), que possam ser levados para casa ao final do expediente. Facilitando a quebra de rotina durante o distanciamento; e ainda colaborando para aumento do faturamento.


235 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page