Alimentação saudável no combate à Diabetes

Por Karina Hass, Consultora em Nutrição

Ilustração: Renato Stegun (STEGUN/Studio)



A diabetes é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, o hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue e garantir energia para o organismo. Ou seja, esse quadro resulta no aumento da quantidade de glicose (açúcar) livre na corrente sanguínea, que implica em várias consequências como infartos, derrames, insuficiência renal, entre outros.


Uma boa alimentação é imprescindível para sua prevenção e tratamento e alguns detalhes são importantes para que a rotina alimentar seja ajustada.


O carboidrato é o macro nutriente que mais estimula a produção de insulina, então seu consumo deve ser moderado. Uma boa alternativa é selecionar os alimentos ricos em fibras para que o processo de digestão e absorção seja mais lento, garantindo uma glicemia estável ao longo do dia.


Outra consideração é fazer refeições mais completas, principalmente nos intervalos, combinando carboidrato, proteína e gorduras boas, por exemplo: pão integral com ovos, frutas com iogurte e castanhas...


A canela é uma ótima aliada na regulação da glicemia também e pode ser utilizada com frutas, iogurte, chás e etc.


O exercício físico, sono e hidratação não podem ser esquecidos, pois são essenciais para uma boa saúde e qualidade de vida.


Faça escolhas melhores, todos os dias. A constância garante bons resultados à longo prazo.


O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” – Robert Collier

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